Os 18 Princípios de uma Vitoriosa Cultura de Gestão do Brasil
Na HSM Management Jan/Fev 2008 há uma excelente entrevista com o empresário Jorge Paulo Leman. Ele e seus sócios Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles controlam as Lojas Americanas. Os 3 amigos também são fundadores da GP Investimentos, que esteve envolvida na criação do Submarino. O trio também envolveu-se em uma série de fusões e aquisições no Brasil, incluindo a venda do banco de investimento Garantia ao Credit Suisse, em 1998, e a criação da maior cervejaria do mundo InBev, a partir da união da nacional AmBev com a belga Interbrew, em 2004.
1) Um sonho grande e desafiador faz todo mundo remar na mesma direção.
2) O maior ativo da empresa é gente boa, trabalhando em equipe, crescendo na medida de seu talento e sendo recompensada por isso. A remuneração tem que estar alinhada com os interesses dos donos.
4) Foco é essencial. Não dá para ser ótimo em tudo. É preciso concentrar-se no essencial.
5) Tudo tem que ter um dono, com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas, no final, alguém tem que decidir.
6) Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos. O simples é melhor que o complicado.
7) Transparência e fluxo de informações facilitam decisões e minimizam conflitos.
8) Escolher gente melhor do que si mesmo, treiná-las, desafiá-las e mantê-las é a principal tarefa dos administradores.
9) A liderança por exemplo pessoal é vital, tanto nas atitudes heróicas como nos pequenos gestos do dia-a-dia.
10) Sorte é sempre resultado de suor. Tem que trabalhar muito, mas com alegria.
11) As coisas acontecem na operação e no mercado. Tem que gastar sola de sapato.
12) Ser paranóico com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob nosso controle, ajuda a garantir a sobrevivência no longo prazo.
13) A insatisfação permanente, a urgência e a complacência zero garantem a vantagem competitiva duradoura.
14) A inovação que agrega valor é útil, mas copiar o que já está funcionando bem é normalmente mais prático.
15) A discrição corporativa e pessoal só ajuda. Aparecer, só com objetivo concreto.
16) Aperfeiçoamento, melhora e educação são esforços constantes e devem integrar nossa rotina.
17) Nome, reputação e marcas são ativos valiosíssimos que se constroem em décadas e se perdem em dias.
18) Malandragens e espertezas destroem uma empresa por dentro. A ética compensa no longo prazo.
Ao ser perguntado sobre sua notável coragem, o bilionário investidor argumenta que "corajoso é o covarde sem opção", (rsrs). Abaixo destaco os 18 princípios que Leman apresenta como os alicerces de uma cultura campeã. Vale a pena conferir e, quem sabe, até aplicar no dia-a-dia e nos negócios.
1) Um sonho grande e desafiador faz todo mundo remar na mesma direção.
2) O maior ativo da empresa é gente boa, trabalhando em equipe, crescendo na medida de seu talento e sendo recompensada por isso. A remuneração tem que estar alinhada com os interesses dos donos.
3) O lucro é o que atrai investidores, gente boa e oportunidades, mantendo a máquina rodando.
4) Foco é essencial. Não dá para ser ótimo em tudo. É preciso concentrar-se no essencial.
5) Tudo tem que ter um dono, com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas, no final, alguém tem que decidir.
6) Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos. O simples é melhor que o complicado.
7) Transparência e fluxo de informações facilitam decisões e minimizam conflitos.
8) Escolher gente melhor do que si mesmo, treiná-las, desafiá-las e mantê-las é a principal tarefa dos administradores.
9) A liderança por exemplo pessoal é vital, tanto nas atitudes heróicas como nos pequenos gestos do dia-a-dia.
10) Sorte é sempre resultado de suor. Tem que trabalhar muito, mas com alegria.
11) As coisas acontecem na operação e no mercado. Tem que gastar sola de sapato.
12) Ser paranóico com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob nosso controle, ajuda a garantir a sobrevivência no longo prazo.
13) A insatisfação permanente, a urgência e a complacência zero garantem a vantagem competitiva duradoura.
14) A inovação que agrega valor é útil, mas copiar o que já está funcionando bem é normalmente mais prático.
15) A discrição corporativa e pessoal só ajuda. Aparecer, só com objetivo concreto.
16) Aperfeiçoamento, melhora e educação são esforços constantes e devem integrar nossa rotina.
17) Nome, reputação e marcas são ativos valiosíssimos que se constroem em décadas e se perdem em dias.
18) Malandragens e espertezas destroem uma empresa por dentro. A ética compensa no longo prazo.
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